Sessão 21/03

Cumari: Moradora pedi espaço em Sessão da Câmara de Vereadores para pedir atendimento no transporte intermunicipal
Após o encerramento da 11ª Sessão Ordinária, realizada na última terça-feira (21/3), a moradora Miriam Batista Vicente, pediu um espaço de fala junto aos vereadores. A mesma se apresentou e apresentou um problema que, segundo ela é grave e tem afetado a vida dos moradores, principalmente, aqueles de baixo poder aquisitivo: “Estamos vivendo uma situação lamentável. As pessoas que não têm carro e não tem condições de pagar um carro particular, toda vez que precisa ir a Catalão, estão ficando ilhados. Isso não é justo!”.

E em posse de um caderno, mostrou aos parlamentares, as centenas de assinaturas feitas pelos moradores solicitando a ajuda dos vereadores para intermediar junto ao prefeito que algo seja feito em relação a situação enfrentada por eles: “Essas pessoas que assinaram, são pessoas que precisam ir a Catalão por inúmeros motivos e não tem condições a não ser pelo transporte coletivo. Então precisaríamos de ter dignidade em poder usar desse meio pelo menos duas vezes na semana, mas nem isso está acontecendo. Foi arrumada a situação dos trabalhadores, mas é preciso ver a situação do restante da população!”.

A concessão do transporte público é da empresa Passaredo.

O vereador Hernany Ferreira Gondim foi o primeiro a fazer sua colocação em relação ao problema: “Vou ser sincero, não adianta nada essas assinaturas. Temos que ver como é os termos da concessão e, se for preciso até acionar juridicamente. Através de assinaturas, não é possível resolver nada!”.

Já os vereadores Weder do Hanna e Jacks Abrão Junior, contrapuseram: “Tudo é possível, acredito que devemos tentar ajudar, porque esse problema é grave. Talvez se não ter o valor necessário, o município possa ajudar com um pouco de subsídio”, destacou Weder. E acrescentou Jacks, podemos tirar copias dessas assinaturas e enviar um ofício pedindo posições ao prefeito. O que eles estão pedindo é extremamente, razoável. É essencial que tenham pelo menos dois dias de transporte”.

O presidente Assis Gonçalves também ressaltou: Já passamos por essa situação antes e, não é fácil. Mas, tenha certeza, Dona Miriam, que vamos nos empenhar em ajudar a achar uma solução para esse problema!”.

Dois projetos foram colados em votação sendo aprovados por unanimidades na 11ª sessão ordinaria                                                                                                      Com a presença de todos os vereadores: o presidente Vilmar Assis Gonçalves, Adelino Florisbelo da Silva Júnior, Alcirio Alves de Brito, Elvira Lúcia Godói Severino, Hernany Ferreira Gondim, Jackes Abrão Junior – Juninho Abrão, Roselene Batista Rosa, Sandro Paulino de Souza Junior e Weder da Silva Makhoul – Weder do Hanna, foi realizada a 11ª Sessão Ordinária.

Na pauta dos trabalhos do dia dois projetos foram colocados em votação. O primeiro Projeto apresentado foi de número 006/2023, do executivo que: autoriza a alteração da faixa não edificável contígua às faixas de domínio público de rodovias estaduais que compõem a malha viária do município, assegura o direito de emergência de edificações na faixa não edificável, conforme Lei Federal, número 13.913/2019.

O projeto veio com pedido de urgência do executivo e foi colocado em votação sendo aprovado por unanimidade.

Projeto de Lei, foi de número 007/2023 que autoriza o município a mais um lote, do loteamento Agapito, o projeto traz modificação no Projeto de Lei 022/2022, onde um dos terrenos que deveriam ser adquiridos, ficou de fora, o lote de nº 19. Desta forma, foram serão um total de 35 lotes adquiridos que serão usados para a construção de unidades habitacionais.

“O procurador jurídico da Casa, Dr. Edilson Agapito da Silveira fez o estudo conosco e o problema se deu porque no Projeto inicial não tinha digitado o lote de número 19, assim esse é apenas para fechar o terreno que não foi incluso no projeto anterior. Agora estão os 35 lotes da quadra”, relatou o presidente.

Com o pedido de urgência feito pelo vereador Adelino, o mesmo foi votado em 1ª e 2ª votação e aprovado por unanimidade.

Quando essa Casa vota um projeto de Lei mostra o trabalho dessa casa. A população precisa saber que estamos trabalhando e essa casa tem devolvido valor que já foi investido

Requerimento

A vereadora Rosilene apresentou um requerimento solicitando que a Casa e o Executivo possam ajudar a Rádio Comunitária de Cumari. “Estive visitando a Rádio Serra da Mesa e a situação é preocupante, está molhando tudo lá dentro. E acho que a rádio tem um papel importante para a nossa população e agora que está toda regularizada, com a documentação em dia, merece ser apoiada!”.

O vereador Weder fez uma observação em relação a emissora:  “A rádio é muito importante, no entanto, era muito mal conduzida, tinhas situações ali, inaceitáveis. Acredito que agora, sob nova direção, mereça ser ajudada”.

E o presidente Assis Gonçalves finalizou ponderando sobre o requerimento da vereadora Rosilene e a observação do vereador Weder:  “Sempre ajudei aquela rádio, assim como o vereador Weder. Mas, como ele colocou, aconteceu muita coisa. Enquanto for coisa, seria, justa e estiver tudo correto, essa casa vai ajudar, com certeza a rádio, porque é um bem para a nossa população!”.